terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pontuação Final - Usina de Transformação - Ação Comunitária


Tarefa nº 08 - Feirão de Talentos

Apresentação do Feirão de Talentos: Jornal - A voz do Aratu

Carta de parceria e pesquisa de opinião na comunidade

Planejamos que o último evento seria um grande louvor pela paz e solidariedade onde os participantes cantariam músicas que exaltassem paz e solidariedade e que todos da comunidade seriam convidados a participar.


Encaminhamos também que o evento iria acontecer na rua, em frente à igreja evangélica. No entanto, no dia do evento choveu muito no início da noite e não foi possível realizar o evento na rua. Devido a isso não tivemos uma participação efetiva da comunidade, já que a Igreja é pequena.

No entanto, observamos a grande satisfação dos membros da igreja, principalmente as mulheres, em participar do louvor agradecendo a Deus por tudo que tinha acontecido na comunidade durante essas oito semanas. Desta forma, encerramos as atividades da Usina agradando também aos evangélicos da comunidade e dando oportunidade de sua participação.

Aprendemos que é preciso trabalhar o sentimento de ecumenismo nas ações comunitárias que não são de um único grupo, mas da coletividade. Isso só será possível depois de uma forma mais sistemática e planejada.

Segue abaixo o modelo dos formulários usados para registrar as parcerias estabelecidas na realização dessa tarefa.




Tarefa nº 07 - Minha comunidade, minha novela

Fotonovela - Juntos na saúde e na limpeza

Como estava todo mundo empolgado com o mutirão de limpeza feito pela comunidade e como essa ação tinha repercutido na auto-estima dos moradores, decidimos fazer uma história que relatasse essa conquista.



Uma fotonovela que também falasse de amor, pois segundo as falas, novela lembra logo história de amor. Precisávamos de um casal que seriam os protagonistas da história. Pensamos em fazer algo divertido, enfocando o tema do lixo de forma engraçada, já que a idéia é passar essa apresentação em um momento coletivo para toda comunidade e assim sensibilizar para a importância de manterem a rua limpa. Neste sentido fizeram parte desta história os seguintes atores:


Vera – Tem iniciativa, vai atrás dos encaminhamentos, mobiliza a comunidade, é muito despachada, topa qualquer desafio;


João – Esposo de Vera, determinado, está cuidando do espaço na beira da mata, colocou bancos, fiscaliza e orienta moradores a não colocarem mais lixo neste local;


Kita – Tem iniciativa, vai atrás dos encaminhamentos, mobiliza a comunidade, tem muito senso de solidariedade, ajuda todo mundo no que for preciso;


Neide - Tem o dom da paciência e da serenidade, cozinha muito bem, é muito criativa e conciliadora;


Seu Pedro – É uma figura folclórica na comunidade, faz a “leitura” da mão com base no senso comum e em fatos que observa da vida dos moradores;


Seu Paulo – É artesão, trabalha com a confecção de jarros de cimento, é muito tímido, mas tem ajudado sempre que é solicitado;


Profissional – É um comunicador popular, dá um grande apoio com a divulgação dos eventos e empréstimo de equipamento de som;


Michel – Tem habilidade para desenho, é muito querido por todos Ajudou no mutirão da limpeza.


Pensamos um roteiro, em seguida tiramos as fotos de acordo com o roteiro criado para assim organizar os slides e a sequência. Todos estão muito satisfeitos com a limpeza da rua e da beira da mata.

Tarefa nº 06 - Mutirão de Mobilização

Apresentação Mutirão Solidário - Comunidade Aratu



Nessa tarefa o grupo de usineiros precisou trabalhar bastante na mobilização dos/as moradores/as para limpeza da rua. O grupo também articulou com a equipe de um dos PSF do bairro para fazerem atendimentos no dia do evento. Conseguimos duas barracas emprestadas com o grupo de escoteiros já que o evento seria realizado no turno da manhã.



A equipe ficou responsável também pela divulgação desta ação dentro da comunidade juntamente com Profissional (Antônio Carlos) e seu carrinho de som. Avaliamos que a comunidade fez um excelente trabalho no tocante à limpeza da entrada da rua e da beira da mata. Esse aspecto causou grande impacto na auto-estima dos/as moradores/as. Mesmo os que não participaram do mutirão de limpeza estão orgulhosos com os resultados, ou seja, com a rua limpa.


Conseguimos nesta tarefa mobilizar alguns homens da comunidade que continuam o processo de limpeza e organização da beira da mata. Transformando este espaço numa área de convivência. Já colocaram dois bancos e estão vigilantes para que o espaço nãos e torne mais uma vez depósito de lixo.


Essa ação já trouxe resultados mais concretos, pois agora que a entrada da rua está desobstruída o carro de lixo voltou a entrar para coleta do lixo nas portas. Estamos muito orgulhosos com tudo isso, pois é uma conquista da comunidade. Hoje, ao chegar à comunidade e encontrar Seu Pedro se refrescando sentado na beira da mata no banquinho instalado pelos moradores, sentimos muita alegria e satisfação e sentimento de vitória.



Release da atividade - Mutirão de Mobilização

Comunidade Aratu na guerra contra o lixo


O grupo de Usineiros - Sementes da Esperança da Comunidade Aratu que está participando de uma gincana nacional declarou guerra contra o lixo acumulado nas ruas e na beira da mata.


A idéia é mobilizar os/as moradores/as da comunidade a participarem de um mutirão de limpeza que será realizado no próximo final de semana. O grupo também pretende desenvolver ações de mobilização e valorização dos talentos da comunidade para assim conscientizar os/as moradores/as sobre a importância de manter a rua limpa e de não jogar lixo na beira da mata, utilizando esse espaço para atividades de convivência e socialização.


Nesta semana de mobilização os usineiros estarão promovendo o 1º Show de Talentos que era realizado no dia 04 de novembro a partir das 19:00 hs na rua do Clube das Mulheres. Neste evento a comunidade será protagonista e terá a oportunidade de mostrar seus talentos. No dia 05 de novembro a partir das 8:30 hs promovem um mutirão de saúde com a oferta de vários serviços de atenção básica para todos/as os/as moradores/as.


Todas essas iniciativas visam à mobilização da comunidade frente a problemática do lixo percebendo a importância da educação ambiental para nossa saúde e qualidade de vida. É importante também que cada morador/a assuma o papel de agente ambiental evitando assim que o lixo se acumule novamente.


Mais informações sobre essa mobilização podem ser adquiridas na Comunidade Aratu com as moradoras, Vera, Kita e Neide.

Modelo de Material de Comprovação da Atividade








Tarefa nº 05 - Gerando Renda

Atividades de geração de renda

Grupo de Usineiros – Sementes da Esperança – Bayeux – PB
Planejamento da Tarefa de Geração de Renda (5ª Tarefa)
1ª Iniciativa – Comércio de Geladinho





Grupo de Usineiros – Sementes da Esperança – Bayeux – PB
Planejamento da Tarefa de Geração de Renda (5ª Tarefa)
2ª Iniciativa – Comércio de petiscos e salgados (1º Show de Talentos)






1º Show De Talentos Da Comunidade Aratu




Planejamento e mobilização da comunidade



A princípio marcamos o show de talentos para o dia 29 de outubro (quinta-feira). Depois vimos que neste dia teríamos culto na igreja evangélica e não seria legal ter um evento concorrendo. No final de semana tinha o feriadão, muita gente ia viajar para o interior, também não daria certo.



Optamos por deixar para o dia 04 de novembro (quarta-feira) e no dia seguinte também realizar a 6ª tarefa (mutirão de mobilização). Nossa idéia era divulgar esses dois eventos na comunidade e entusiasmar os moradores a limparem a rua, pois teríamos pessoas de fora visitando a comunidade.


Na sexta-feira, sábado e domingo pela manhã cedo um grupo de moradores mobilizados por Neide e por seu pai (Seu José Figueira) fez a limpeza da rua onde aconteceriam os eventos. Isso foi muito importante, pois elevou a auto-estima dos moradores. A moradora Kita fez contato com o motorista do trator da prefeitura para solicitar a coleta do lixo que foi retirado da rua e do lixo acumulado na beira da mata.


Duas moradoras do bairro foram convidadas a participarem de um curso promovido pela EMLUR (Empresa Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa – PB) para serem agentes ambientais na comunidade. Este curso terá duração de dois dias e acontecerá no final de novembro.


Conseguimos o equipamento (data show, tela, máquina de fotografia, som, teclado) para realização do show de talentos através de parcerias com lideranças locais. Também conseguimos doação das pipocas e pirulitos que foram distribuídos com as crianças.


Foi necessário também separar e organizar todas as roupas e objetos que sobraram da última Feira Solidária para separar o que poderia ser vendido no brechó solidário. A receptividade da comunidade para com a atividade foi muito grande.



1º show de talentos da Comunidade Aratu - Registro fotográfico

Material para registro das parcerias e pesquisa de opinião na comunidade

1) Modelo de carta de parcerias





2) Modelo de material para pesquisa de opinião na comunidade




Fraternidade O Amor é a Resposta (Comunidade Vila Ferroviária e Conjunto Murilo Resende) - Teresina - PI



Tarefa nº 04 - Mergulhando no Bairro

Mergulhando nas potencialidades da comunidade - Parte I

Mergulhando nas potencialidades da comunidade - Parte II

Planejando a ação



Sentamos inicialmente com o grupo de usineiros para planejar como iríamos desenvolver a atividade. Conseguimos uma máquina digital emprestado para tirar as fotografias dos talentos da comunidade, pois esta foi à maneira mais prática de registro.



Kita, Vera e Neide ficaram responsáveis pela mobilização dos moradores para o registro fotográfico. À noite conseguimos mobilizar os moradores para uma conversa onde explicamos o objetivo da atividade e coletamos os dados para realização da apresentação. Foi interessante perceber quantos talentos a comunidade possui.


Nesta atividade a contribuição do grupo de usineiros foi fundamental para mobilização da comunidade.

Release da atividade: Mergulhando no bairro

COMUNIDADE DE BAYEUX PARTICIPA DA USINA DE TRANSFORMAÇÃO



Visando a organização comunitária um grupo de moradores da Comunidade ARATU, localizada no Bairro Mutirão da cidade de Bayeux – PB está participando, juntamente com Instituições de diversas cidades brasileiras, de um desafio denominado USINA DE TRANSFORMAÇÃO – AÇÃO COMUNITÁRIA.


A USINA DE TRANSFORMAÇÃO – AÇÃO COMUNITÁRIA é uma iniciativa do Centro de Formação e Tratamento Comunitário – CFTC localizado em São Paulo capital que trabalha na divulgação e multiplicação de uma nova proposta de inclusão e intervenção social que tem a comunidade como protagonista fundamental baseada no Modelo de Tratamento Comunitário.


Participam desse desafio nacional as seguintes Instituições parceiras: o Centro Dom Hélder Câmara (Bayeux – PB), Fraternidade “O Amor é a Resposta” (Teresina – PI), Lua Nova (Sorocaba – SP), Pode Crer (Votorantim – SP), CAP’s Jovem (Sorocaba – SP) e Reciclázaro (São Paulo – SP). Esta ação faz parte do Tratamento Comunitário que cada Instituição está desenvolvendo junto a uma comunidade carente do seu município e terá apoio técnico e financeiro do CFTC.


A idéia é mobilizar, durante oito semanas, grupos de diversas partes do país a participarem de uma gincana que visa causar impacto e TRANSFORMAÇÃO nas comunidades e no seu entorno. Durante esses 02 meses a comunidade será desafiada a pensar mais criticamente os problemas enfrentados em seu cotidiano, explorar o potencial local, estabelecer parcerias com entidades, instituições e grupos, como também fortalecer e ampliar as redes locais.


Os participantes, responsáveis pelo cumprimento das provas, são chamados de USINEIROS. Cada localidade também tem seus ANJOS, pessoas da comunidade ou ligadas as Instituições parceiras, que vão ajudar os usineiros a cumprirem todas as tarefas propostas.


Os grupos que conseguirem realizar todas as provas do desafio ganharão um PRÊMIO SEMENTE que será um valor simbólico assim denominado porque tem a finalidade de impulsionar uma ação social pensada pelos moradores que beneficiará todos da comunidade. É importante frisar que os grupos não estão competindo entre si, à meta é cumprir todas as tarefas dentro dos critérios de avaliação estabelecidos e entregar os produtos esperados. Cada produto entregue será avaliado por três jurados dos estados de Pernambuco, Ceará e São Paulo, pessoas que são referência no trabalho social em comunidades.


Mais informações sobre a USINA DE TRANSFORMAÇÃO, as instituições parceiras e as provas semanais do desafio podem ser adquiridas no site:

http://sites.google.com/site/usinadetransformacao/

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tarefa Nº 03 - Apresentação do Projeto e Justificativa

Release do Projeto - Cidadania e protagonismo na comunidade Aratu

AÇÃO DE CIDADANIA E PROTAGONISMO NA COMUNIDADE ARATU - BAYEUX – PARAÍBA


O Bairro Mario Andreazza (conhecido popularmente como MUTIRÃO), desde a sua fundação, sofre com as diversas faces da violência. Fundado na perspectiva de ser um depósito de famílias que eram desalojadas das áreas nobres da grande João Pessoa, e sem oferta de estrutura mínima de sobrevivência para seus moradores, configura-se como um ambiente de muitos conflitos.

Na comunidade ARATU, ocupação localizada na zona norte do MUTIRÃO, estes problemas também se fazem presentes. São muitas as necessidades. Direitos básicos previstos na Constituição Federal que não acontecem para estes moradores que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Segundo levantamento desenvolvido junto aos moradores e lideranças comunitárias as drogas ilícitas, o alcoolismo, o acumulo de lixo nas ruas, falta de área de lazer, falta de atendimento médico e falta de infraestrutura mínima na comunidade são alguns dos problemas identificados que caracterizam essa comunidade.

Esse contexto de violência trás grandes consequências à identidade da população com o local em que moram sendo comum, os moradores negarem que residem no Mutirão devido à representação social que as pessoas têm dessa localidade comunidade como um lugar violento, perigoso, onde moram muitos bandidos.

Nesse contexto, a proposta de Tratamento Comunitário visa fortalecer as redes e atores sociais na comunidade como agentes e estratégias de intervenção, promovendo a organização e uma melhor qualidade de vida dos moradores, em especial das mulheres, promovendo relações sociais pautadas na cooperação, solidariedade e autonomia.

Todos/as os/as moradores/as da comunidade ARATU serão beneficiados/as, em especial, as mulheres que ali residem, compreendendo o grande potencial das moradoras como agentes de mobilização e liderança neste processo de transformação.

Inicialmente, a proposta tem como metas gerais, ações que visão promover diretamente 03 objetivos do milênio: igualdade entre os sexos e valorização da mulher, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

“As mulheres da comunidade precisam de um espaço de convivência para desabafar, poder partilhar seus sentimentos, pois estamos sempre em casa segurando a barra e os problemas familiares.” (Moradora da Comunidade)



“Temos dificuldade em lidar com os filhos adolescentes e jovens que muitas vezes são ignorantes, não estudam, não tem interesse pela escola.”

Vídeos sobre a comunidade, sua história, suas necessidades

Comunidade Aratu - Vídeo 01




Comunidade Aratu - Vídeo 02



Divulgação do projeto no Programa Estação Universitária (CBN - Correio)


Tarefa Nº 02 - Apresentação da Proposta

Release da Usina de Transformação - Ação Comunitária




COMUNIDADE DE BAYEUX PARTICIPA DA USINA DE TRANSFORMAÇÃO



Visando a organização comunitária um grupo de moradores da Comunidade ARATU, localizada no Bairro Mutirão da cidade de Bayeux – PB está participando, juntamente com Instituições de diversas cidades brasileiras, de um desafio denominado USINA DE TRANSFORMAÇÃO – AÇÃO COMUNITÁRIA.


Esta ação é uma iniciativa do Centro de Formação e Tratamento Comunitário localizado em São Paulo capital que trabalha na divulgação e multiplicação de uma nova proposta de inclusão e intervenção social baseada no Modelo de Tratamento Comunitário que tem a comunidade como protagonista.


Participam desse desafio nacional grupos de moradores das seguintes cidades: Bayeux – PB, Teresina – PI, Sorocaba – SP, Votorantim – SP e São Paulo – SP. Esta é uma das ações do Tratamento Comunitário que cada Instituição está desenvolvendo junto a uma comunidade carente do seu município com apoio técnico e financeiro do Centro de Formação.


A idéia é mobilizar, durante oito semanas, grupos de diversas partes do país a participarem de uma gincana que visa causar impacto e TRANSFORMAÇÃO nas comunidades e no seu entorno. Durante esses 02 meses a comunidade será desafiada a pensar mais criticamente os problemas enfrentados em seu cotidiano, explorar o potencial local, estabelecer parcerias com entidades, instituições e grupos, como também fortalecer e ampliar as redes locais.


Os participantes, responsáveis pelo cumprimento das provas, são chamados de USINEIROS. Cada localidade também tem seus ANJOS, pessoas da comunidade ou ligadas as Instituições parceiras, que vão ajudar os usineiros a cumprirem todas as tarefas propostas.


Os grupos que conseguirem realizar todas as provas do desafio ganharão um PRÊMIO SEMENTE que será um valor simbólico assim denominado porque tem a finalidade de impulsionar uma ação social pensada pelos moradores que beneficiará todos da comunidade.


É importante frisar que os grupos não estão competindo entre si, à meta é cumprir todas as tarefas dentro dos critérios de avaliação estabelecidos e entregar os produtos esperados. Cada produto entregue será avaliado por três jurados dos estados de Pernambuco, Ceará e São Paulo, pessoas que são referência no trabalho social em comunidades.


Mais informações sobre a USINA DE TRANSFORMAÇÃO, as instituições parceiras e as provas semanais do desafio podem ser adquiridas no site:


Material de divulgação da Usina de Transformação - Ação Comunitária (Parte 01)



Estratégia 01 - Desenho feito pelo adolescente Cláudio que passou a ser a logomarca da equipe





Estratégia 02 - Cartaz de divulgação da Usina de Transformação - Ação Comunitária





Estratégia 03 - Carta de divulgação




Essa carta foi distribuída em todo bairro pelos usineiros, líderes e demais moradores que estavam colaborando com a equipe. A orientação era fixar em locais públicos. Também foi feita divulgação via e-mail.

Material de divulgação da Usina de Transformação - Ação Comunitária (Parte 02)

Estratégia 04 - Divulgação em rádio comunitária do município



Estratégia 05 - Divulgação em evento do bairro para toda comunidade




Estratégia 06 - Divulgação junto a outras Instituições




Estratégia 07 - Divulgação no Jornal Correio da Paraíba



Tarefa Nº 01 - Apresentação da equipe de usineiros

Vídeo de apresentação da equipe de usineiros - Sementes da Esperança

Equipe de Usineiros Sementes da Esperança (Comunidade Aratu - Bayeux - PB)





Todas as atividades realizadas nesta 1ª semana do desafio foram executadas com recursos da comunidade através de parcerias firmadas com moradores e lideranças que contribuíram para realização das atividades. Para comprovar as parcerias estabelecidas os colaboradores registravam através de cartas ou declarações a ajuda oferecida para realização da tarefa.



Identificação da Rede Subjetiva dos/as Usineiros/as

Exercício de identificação da rede subjetiva:


A) Cada usineiro desenha um balão em uma folha (como o desenho seguinte) colocando no circulo do meio o seu nome. Depois, coloca em cada quadrante os NOMES dos vizinhos, amigos, colegas de trabalho e família com os quais tem relação.



B) Pede-se que contem o número de pessoas que tem em cada quadrante e os anjos preenchem a tabela perguntando para cada USINEIRO o numero de pessoas que identificou em cada quadrante. Preencher a seguinte tabela:


Tabela Nº 1 – Usineiros e suas relações



Após finalizado o primeiro passo, os USINEIROS deverão identificar e sublinhar entre todas as pessoas com as quais tem relação (e colocaram no balão), quais delas eles acham que apoiariam o trabalho comunitário que eles irão desenvolver nas seguintes semanas. Depois que tenham identificado essas pessoas, deverão somar os “sublinhados” da mesma forma que no passo anterior.


Os anjos farão novamente a pergunta, desta vez contando só as pessoas que foram sublinhadas. Com esses dados preencham a tabela Nº2

Tabela Nº 2 – Usineiros e suas relações com pessoas que colaborariam para realizar trabalho comunitário.



Identificação da Rede Subjetiva dos/as Usineiros/as


 





Usina de Transformação - Ação Comunitária: dispositivo de mobilização da comunidade



O Centro de Formação Tratamento Comunitário no Brasil é uma iniciativa de divulgação e multiplicação de uma nova proposta de inclusão: a intervenção social que tem a comunidade como protagonista fundamental, atuando sobre a base do modelo de Tratamento Comunitário.


A equipe do Centro de Formação trabalha articulada com pessoas e organizações com foco na sustentabilidade, em um processo coordenado e complexo, de reconhecimento de redes subjetivas e operativas, que promovam a interação com o outro para construir uma rede social que impacte positivamente na sociedade.

Nesse sentido, reconhecemos potenciais, nos conectamos, acreditamos na diversidade, olhamos para nossos parceiros, aprendemos como o outro e geramos conhecimento.

Entende-se que a Usina de transformação – ação comunitária contribuirá para aumentar os fatores de proteção dos jovens, já que exigirá a articulação em redes, a identificação de redes subjetivas e operativas, o desenvolvimento de habilidades e competências, a geração de novos vínculos e a visibilidade de maiores oportunidades, assim como minimizar os fatores de risco associados ao uso de drogas e desenvolvimento de ações violentas.

A Usina de transformação – ação comunitária surge como uma forma de promover mudanças efetivas nas suas comunidades, que se percebam pertencentes a esses espaços e principalmente como portadores de potencial para mudar suas realidades.

Mais informações sobre a Usina de Transformação e sobre as equipes participantes podem ser obtidas na apresentação abaixo e no site:

domingo, 24 de janeiro de 2010

Apresentação da Usina de Transformação

Projeto Cidadania e Protagonismo no Aratu - Justificativa


Símbolo criado por um adolescentes da Comunidade Aratú (um tipo de caranguejo) para representar a Comunidade



Em maio/2009 realizamos um diagnóstico na Comunidade Aratú, onde os moradores apontaram os principais problemas vividos pela população local. (ver abaixo)


O diagnóstico demonstrou que a população mais excluída da comunidade seriam os jovens, muito relacionado com a falta de trabalho e ao uso abusivo das drogas lícitas e ilícitas, e as mulheres, vítimas também da violência familiar praticada por seus parceiros e filhos.


Identificamos as potencialidades/oportunidades e as redes formais e informais existentes que poderiam colaborar no enfrentamento desses desafios. Dentre as oportunidades, foi apontada pelos moradores a possibilidade de reabertura de um espaço (ver foto abaixo) que se encontra fechada.

Nesse espaço já funcionou um Clube de Mulheres, denominada Jardim da Esperança. A casa foi adquirida por um missionário com o objetivo de desenvolver e favorecer a organização das mulheres, oferecendo cursos e oficinas ocupacionais. No entanto, o padre foi transferido e o projeto deixou de existir.

A casa ficou em nome da Associação Minga Mutirão, entidade que atua no Conjunto Mário Andreaza, mas que por problemas financeiros, não tinha condições de manter o projeto. Posteriormente foi ocupada por casal que na época não tinha onde morar. Agora foi desocupada podendo vir a cumprir sua finalidade.


A casa têm uma área de 62 m2, dois cômodo e um banheiro. Internamente e

externamente (menos a frente) está com tijolo aparente e com piso grosso.

Nesse segundo semestre temos buscado mobilizar os moradores para que ela reconheça sua força e seu potencial para juntos buscarem soluções para os problemas da comunidade.

Neste período foram desenvolvidas atividades como Feira de Trocas Solidaria, Show de Talentos com artistas locais, produção de um vídeo da comunidade feito pelos próprios moradores, Mutirão de Saúde e Cidadania (atendimento médico e limpeza da rua e dos arredores da Mata do Xexém), busca de parceiros, etc.

A proposta é tornar essa casa um espaço comunitário, humanizado, que seja um suporte para acolhida de mulheres, jovens e comunidade em geral. Que favoreça a integração, a formação desses sujeitos, possibilite o encontro para encaminhamento dos problemas da comunidade e consequentemente o exercício da cidadania. Gerando também capacidade de sustentabilidade política (ou seja, preparando a própria comunidade para assumir a condução desse espaço e de sua vida comunitária).

Ações a serem realizadas:


17º Passo - Sistema de correção da estratégia

"Gosto de ser gente porque, inacabado,
sei que sou um ser condicionado mas,
consciente do inacabamento,
sei que posso ir mais além dele.
Está é a diferença profunda entre
o ser condicionado e o ser determinado."
(Paulo Freire)


TRATAMENTO COMUNITÁRIO

CIDADANIA E PROTAGONISMO NO ARATU
BAYEUX – PARAÍBA


DESCRIÇÃO DO PROJETO

• Trata-se de uma proposta de tratamento comunitário que visa fortalecer as redes e atores sociais na comunidade como agentes e estratégias de intervenção, promovendo a organização e uma melhor qualidade de vida dos moradores em especial das mulheres.

PROBLEMA

• Comunidade em situação de vulnerabilidade social, privada de seus direitos básicos, com auto-estima baixa e descrente de suas potencialidades enquanto agentes transformadores da sua realidade;

• Conflitos familiares causados pelo abuso de drogas lícitas, tendo como maiores vítimas crianças e mulheres.

BENEFICIÁRIOS

• Moradores da comunidade ARATU, em especial, as mulheres que ali residem, compreendendo que estes são os segmentos mais expostos a situação de vulnerabilidade social que caracteriza essa comunidade.

JUSTIFICATIVA

• Segundo o diagnóstico desenvolvido na comunidade o desemprego, as drogas ilícitas, o alcoolismo, o acumulo de lixo nas ruas, falta de área de lazer, falta de infra-estrutura mínima na comunidade são alguns dos problemas elencados que caracterizam essa comunidade.

• Como metas gerais, as ações visão promover diretamente 03 objetivos do milênio: igualdade entre os sexos e valorização da mulher, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

OBJETIVO GERAL

• Contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Comunidade Aratu promovendo relações sociais pautadas na cooperação, solidariedade e autonomia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar e potencializar as redes formais e informais existentes na comunidade valorizando saberes e habilidades;

• Contribuir com a organização da comunidade favorecendo momentos coletivos de vivência, formação, reflexão e encaminhamentos conjuntos;

• Fortalecer o sentimento de identidade e cuidado com o local em que vivem.

RESULTADO ESPERADO

• Um espaço comunitário em funcionamento

• Redes formais e informais fortalecidas e atuantes na comunidade

• Formação de um grupo de mulheres

• Formação de grupos culturais com moradores da comunidade

ATIVIDADES – CRONOGRAMA ANUAL

Abertura de um espaço de convivência na comunidade 

Rodas de diálogo com a comunidade (quinzenal)
Curso de formação de conselheiros e agentes de conciliadores de conflitos
Rodas de leitura e atividades lúdicas (semanal)
Mobilização na comunidade para formação de um grupo de mulheres
Encontros semanais com grupo de mulheres
Mobilizações e atividades com educação ambiental (Juristas Populares) – Mensal
Sessões de cinema (mensal)
Gincanas (bimestral)

Aula de xadrez (semanal)
METODOLOGIA

• Ações que promovam a organização comunitária dos moradores em prol das suas necessidades locais fortalecendo o sentimento de pertencimento, cuidado e identidade com o lugar em que vivem;

• Ações que promovam à identificação, valorização e desenvolvimento das potencialidades locais já que muitos problemas da comunidade são provenientes da situação de pobreza em que se encontram as famílias que residem naquela comunidade;

• Ações que promovam a convivência, o diálogo, o lazer, a leitura e a cultura como instrumentos de desenvolvimento humano, valorização de saberes, habilidades locais e promoção da qualidade de vida.


Retomar todos os elementos trabalhados no processo e comparar com os novos elementos achados. Há necessidade de revisar: os atores, os objetivos, as ações desenvolvidas, as mudanças na linguagem, nos conflitos, nas relações entre os atores, na rede de líderes de opinião e nas redes subjetivas, nos vínculos para ir propondo ações.

Faça um resumo do projeto e descreva: os fatos mais importantes, o desenvolvimento do processo, a estratégia e ações desenvolvidas.



16º - Sistema de construção da estratégia

ANALISE ESTRATÉGICA

A análise estratégica utiliza-se muito para desenho de projetos e planejamento. Neste caso a propomos para analisar o “cenário” onde serão executadas as suas idéias! Como? Leia atentamente as explicações de cada item e preencha o seguinte quadro com o analises desenvolvido a partir das perguntas guia.

1) FORÇA. Para determinar os pontos fortes do projeto, escreva sobre:


Seu projeto tem características únicas, que o fazem se destacar de outros projetos?
O que faria um financiador escolher o seu projeto no lugar de outro?
O que no projeto levaria a comunidade-alvo a apoiá-lo?
O que te faz sentir forte e engajado como líder ou participante desse projeto?

- Nossa atuação será em uma área específica (Comunidade ARATU) com espaço físico delimitado, fundamentada em um rido diagnóstico, favorecendo a identificação de resultados concretos
- Realização de um processo formativo com o grupo de líderes e atores sociais da comunidade acontecendo na ação paralela ao diagnóstico
- Envolvimento e articulação com líderes e atores sociais (igrejas evangélicas, ONG’s, escolas, agentes de saúde, grupos de mulheres, comerciantes e grupos com forte atuação na área e moradores da comunidade
- Complementariedade das ações do projeto com ações já desenvolvidas pelos parceiros que compõem a equipe fortalecendo a intervenção
- Dentre as Instituições que compõem nossa REDE está o Centro Dom Hélder Câmara que tem grande credibilidade na comunidade
- Valorização do potencial das pessoas envolvidas, por mais simples que sejam

2) DESAFIOS. Para determinar as deficiências do projeto, reflita sobre:

Existem procedimentos no projeto que ainda podem ser melhorados mesmo depois do seu início?
Que tipo de avaliação e desafio estará permanentemente dificultando a realização do projeto?
Em que pontos projetos concorrentes ou semelhantes são melhores do que o seu?
Há projetos parecidos que você conhece que já tentam atingir o mesmo segmento da comunidade? Qual a força deles?

- Falta de estrutura mínima na comunidade (rede de esgoto, água encanada, abastecimento regular de energia, falta de saneamento básico, assistência médica, calçamento nas ruas, escola de qualidade, falta de creche)

- Desorganização das ações do poder público local (município)
- Falta de compreensão por parte dos líderes e atores da comunidade dos objetivos políticos da intervenção com visão do trabalho desenvolvido como uma caridade
- Articulação e mobilização com os adolescentes e jovens da comunidade
- Baixa auto-estima da comunidade
- Desafio de promover atitudes pró-ativas por parte dos moradores da área na luta por sua cidadania

3) OPORTUNIDADES. Para determinar as oportunidades do projeto, reflita sobre:

Onde estão e quais são oportunidades que seu projeto oferece para sua comunidade?
Quais são as novas tendências, demandas, preocupações que a comunidade tem apontado e que podem ser parcial ou totalmente atendidas pelo projeto?
Que desdobramentos futuros o projeto pode ter, se ele der certo?
Que outros projetos na comunidade ou que você conheça poderiam ser chamados a cooperar com o seu?
- Espaço comunitário fechado na comunidade

- Envolvimento e articulação com igrejas evangélicas
- Envolvimento e articulação com grupos de mulheres
- Envolvimento e articulação com grupos de adolescentes e jovens (Escoteiros, Desbravadores, Academia TE GUK, Alunos/as da Professora Gorete – Escola Municipal Maria do Carmo) no planejamento e desenvolvimento das ações;
- Pessoas responsáveis pelo ginásio de esportes participando ativamente da equipe, planejamento e desenvolvimento das atividades;
- Atores sociais, líderes de opinião com atuação efetivo na área
- Ações envolvendo a economia solidária e perspectiva futura de abertura de um Banco Comunitário

4) AMEAÇAS. Para determinar as ameaças do projeto, reflita sobre:
Que forças ou fatores dificultam a realização do seu projeto na comunidade?
 E nas instituições com quem você já colabora ou participa (governo, ONGs, associações, entidades, outras lideranças)?
Mudanças políticas na comunidade ou no país podem dificultar a implementação do projeto?
- Desorganização e falta de continuidade nas ações desenvolvidas pelo poder público local

- Ausência de organização política da comunidade
- Falta de infra-estrutura básica na comunidade
- Representações sociais dos moradores do bairro para com a comunidade
- Visão assistencialista das ações por parte da comunidade
- Envolvimento político partidário (moradores e líderes comunitários)
- Dificuldade de atuação em REDE por parte de alguns grupos
- Falta do sentimento de coletividade no desenvolvimento das ações