quinta-feira, 26 de novembro de 2009

1º Passo – Identificação e definião dos atores da vida social na comunidade

Trata-se de identificar ou listar, num primeiro momento, o conjunto dos atores que representam a comunidade.

Sugestão de estratégia: Pesquisa na comunidade

Quem você convidaria para fazer um trabalho social na comunidade?

a) Registrar o nome ou apelido, sexo e idade das pessoas que responderam a pesquisa;

b) Nome ou apelido das pessoas indicadas;

c) Por que foram indicadas;

d) Tipo de ator (líder da escola, jovem, líder da igreja, agente comunitário, etc)

A pesquisa na comunidade é apenas uma estratégia das muitas que podem ser utilizadas nesta etapa. Esta etapa é fundamental para elaboração do SIDIES, já que é partir dessa pesquisa que você identificará os atores da vida social da comunidade, as redes formais e informais e o grupo de líderes de opinião, protagonistas do diagnóstico. É importante ter um grupo que relamente represente a diversidade presente na comunidade.

Orientações:

Seja criativo na sua sistematização, pois esse material pode ser usado no trabalho com os líderes de opinião e com a comunidade configurando-se como material dídático e de apresentação da experiência.

1º) Pense na REDE que está formando nesse processo de formação na ação e faça um desenho que mostre qual é a rede atual de seu projeto, seguindo as indicações. Coloque o seu projeto no centro. Desenhe setas que saiam de seu projeto até os parceiros (organizações/grupos e instituições), colocando-as de cor azul com quem tem laços mais leves, de cor vermelha com quem tem estabelecido laços mais fortes e de cor verde quando não são souber se existe laço.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário