sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Recuperando dimensões de um contexto

Bayeux, cidade circunvizinha a capital do estado (João Pessoa), tem uma área de 27 Km2 e uma população de aproximadamente 93.000, distribuída em 14 bairros e várias áreas periféricas. Quase 50% da sua população reside em domicílios localizados em áreas periféricas sem as condições básicas de infraestrutura e saneamento, somando um total de 21 favelas no Município.

Pesquisa realizada pela Secretaria do Trabalho e Promoção Social da Prefeitura de João Pessoa - SETRAPS , mostra que 72,88% das crianças de rua em João Pessoa, são oriundas das cidades de Bayeux e Santa Rita. Exatamente das áreas periféricas, onde se vive em maior pobreza.

O Conjunto Mário Andreazza, se caracteriza como sendo o maior bairro da cidade de Bayeux com uma população de aproximadamente 30.000 habitantes. Foi criado em 1986 para abrigar ocupantes de prédios públicos e de áreas de risco da grande João Pessoa. Apesar do tempo de existência, só recentemente sua população teve acesso a água tratada e a energia elétrica da rede oficial, não dispondo ainda de saneamento básico e pavimentação.

A luta pela sobrevivência é outro grande desafio para a população. Grande parte encontra-se desempregada. Os que têm trabalho, vivem do subemprego (atividades informais) ou desenvolvem atividades formais cuja característica é a baixa renda. Esses fatores expulsa crianças e adolescentes das escolas, encaminhando-as prematuramente ao trabalho.

A violência, a marginalidade e o alto índice de envolvimento com as drogas, é uma das principais conseqüências dessa situação de pobreza. Desprovidas de direitos básicos como alimentação, educação, lazer, e/ou de afeto e cuidado causados pela ausência de vínculos e laços familiares, as crianças e adolescentes tornam-se mais vulneráveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário