quinta-feira, 26 de novembro de 2009

2º Passo - Identificação de líderes de opinião: formais e informais

Para identificar os líderes de opinião, ou seja, as pessoas que estão em condições de influir para que as pessoas mudem seu pensamento ou atitude diante de determinados temas. É importante organizar uma tabela com informações sobre os líderes formais e informais identificados:

a) Quem é?

b) Qual é o papel que desempenha na comunidade?

c) Qual a tarefa social pela qual é identificado? Por exemplo: ser organizador, ser colaborador, ter habilidade para o esporte, etc.

d) Como é sua relação com os outros líderes?

e) Estrutura e ideais com que se identifica: igreja, partido político, alguma entidade, grupo jovem.

O resultado deste exercício é um conjunto de nomes e sobrenomes, uma descrição das pessoas, uma rede de pessoas, que são selecionadas por outras e que são vistas como seus nós de rede.



Coloque no papel os nomes das pessoas, organizações, grupos, movimentos sociais, etc que estão formando a REDE.
Orientação:

1 - Quais das pessoas que colocou na sua rede são líderes? Coloque um quadro de cor verde ao redor das pessoas que identificou na sua rede que são líderes formais e um círculo de cor laranja ao redor das pessoas que foram identificadas como líderes informais.

2 - Desenhe setas que saiam de seu projeto até os parceiros (líderes), colocando-as de cor azul com quem tem laço débil e de cor vermelha com quem tem estabelecido laços mais fortes.


Gráfico das relações entre os líderes formais e informais citados nas entrevistas realizadas na área geográfica onde será desenvolvida a ação.

Orientação:

Desenhe os laços que existem entre seus parceiros de acordo com o seguinte esquema: Azul = laço débil; vermelho = laço forte; laranja = não existe laço; verde = não sei se existe laço.


Observação: Essa teia de relação é dinâmica, a cada momento é possível estar mobilizando novos líderes ou pessoas da comunidade que tenham identificação com o trabalho e interesse em participar do processo.


Orientação:

Registre num quadro quais são os outros parceiros (pessoas e/ou organizações) com quem pensam estabelecer conexões num curto e médio prazo.


1. Grupo de Escoteiros


2. Escola Municipal de Ensino Fundamental João Jacinto Dantas


3. Associação Comunitária do Comercial Norte


4. Antonio Carlos (mais conhecido como Profissional) – Presidente da Associação Comunitária do Comercial Norte


5. Diretor do Ginásio de Esportes


6. Conselho Tutelar


7. Programa Bolsa Família


8. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)


9. Secretaria Municipal de Saúde


10. Secretaria Municipal de Educação


11. Secretaria Municipal de Ação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário