quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Diagnóstico da área de atuação - 1ª Fase

Para o desenvolvimento do SIDIES é imprescindível que se forme uma equipe que estará responsável pela coordenação do processo. Esta pode ser composta por pessoas da comunidade e membros de instituições que estejam apoiando o processo, ou por pessoas que tenham compromisso com a comunidade e desejo de transformação social.



1ª Atividade - A equipe SIDIES deve elaborar um cronograma de atividades. O tempo de aplicação do SIDIES vai depender da capacidade de mobilização da equipe e como esta, na prática, vai pensando e repensando cada etapa. A desenvolvimento desse processo o SIDIES será coordenado pela É fundamental queno desenvolvimento do SIDIES


2ª Atividade - Definição da área de atuação. É preciso inicialmente definir uma área de atuação para assim iniciar identificar os atores da vida social da comunidade e os líderes de opinião (formais e informais).

Imagine que está tirando uma foto da comunidade que definiu para trabalhar e desenhe um mapa de sua comunidade.



Nesta mapeamento é importante destacar espaços formais (escolas, associação de bairro, igrejas, PSF, posto médico, ONG's, órgão públicos, grupos, conselho tutelar, supermercados, mercado, entre outros) e espaços informais (praças, ginásios, clubes, lan house, campinhos, barracas, fiteiros, bares, botecos, casa de moradores da comunidade, parada de ônibus, pontos de risco, enfim, pontos de encontro e referência para comunidade).




Nenhum comentário:

Postar um comentário