quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tratamento Comunitário - Conceitos

Tratamento Comunitário é um conjunto de ações, instrumentos e práticas organizadas em um processo que tem como finalidade a melhoria das condições de vida das pessoas que abusam de drogas e vivem em uma situação de exclusão social grave e a melhoria das condições de vida na comunidade local na qual se trabalha.

O adjetivo comunitário evidencia como esse processo se faz na comunidade local, junto com a comunidade local e por meio da comunidade local. Pode-se dizer que se trata de uma aproximação na qual a institucionalização do “paciente” não é necessária.

Quando se fala de comunidade, na sua mais simples definição referimo-nos a um território delimitado pelos confins geográficos e motivado por um conjunto de redes sociais (que contribuem também em definir as fronteiras deste território).

Por exclusão social grave referimo-nos a contextos de extrema pobreza, baixo nível escolar, sem ocupação ou trabalho e com precárias formas de auto-sustentabilidade (trabalho ocasional, mal pago, à margem da legalidade), exposição à violência grave física e psicológica, vida na rua e de rua, exploração sexual, a doenças transmitidas pela via sexual, ao HIV-AIDS, deslocamentos e migrações forçadas, impossibilidade de acesso aos serviços básicos de saúde, educação, segurança e proteção social.

O abuso de drogas é, para nós, só uma das possíveis portas de entrada nos contextos de sofrimento social, psicológico, físico, cultural. Focalizar no abuso de drogas é a conseqüência de um caminho de investigação experimentação iniciado em 1989. Na atualidade, as portas de entrada na exclusão social grave são: abuso de drogas e álcool, HIV-AIDS, DST, vida na rua, pobreza e violência extrema.

Neste blog estaremos socializando uma experiência em que a metodologia do Tratamento Comunitário está sendo desenvolvida em uma comunidade do município de Bayeux caracterizada por várias situações de risco social.

Centro de Formação em Tratamento Comunitário – Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário