sábado, 23 de janeiro de 2010

1ª Feira Solidária da Comunidade ARATU - Estratégia de mobilização da comunidade

“Fumo de rolo arreio e cangalha
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
Bolo de milho broa e cocada
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
Pé de moleque, alecrim, canela
Moleque sai daqui me deixa trabalhar
E Zé saiu correndo pra feira de pássaros
E foi passo voando pra todo lugar...”


(Feira de Mangaio - Clara Nunes)






Data: 25 de julho de 2009

Local: Comunidade ARATU – Bairro Mario Andreazza – Bayeux – PB

Participantes:

 Moradores da comunidade ARATU

 Líderes da comunidade

 Equipe do Projeto CBT

 Membros da coordenação do Centro Dom Hélder Câmara

 Alunos/as da Escola Municipal Maria do Carmo

Objetivos:

 Vivenciar a dinâmica da troca solidária utilizando uma moeda social

 Vivenciar na prática princípios da economia solidária

 Contribuir com a elevação da auto-estima da comunidade do ARATU

 Contribuir com o processo formativo dos líderes comunitários envolvidos no Projeto do Centro Brasileiro de Tratamento Comunitário

 Contribuir com a elaboração do Projeto de Intervenção Comunitária

Desenvolvimento:

O intercâmbio realizado com o Instituto Palmas em Fortaleza causou grande impacto no encaminhamento das atividades do Projeto CBT. Os dois encontros que tivemos posteriormente a visita (15 e 22 de julho de 2009) foram de avaliação da atividade e organização da 1ª Feira Solidária na comunidade ARATU.

Fizemos um levantamento com o grupo de líderes com sugestões para o nome da moeda social. Reforçamos que o nome da moeda teria que ter alguma relação com a identidade da comunidade/bairro. As sugestões apresentadas foram: CARANGA (tem haver com o caranguejo já que Bayeux possui manguezais), XEM XEM (tem haver com a mata do xem xem presente no bairro), MUTIRÃO (tem haver com a origem do bairro), COQUEIRAL (tem haver com coqueiros) ou um nome que homenageasse a colônia Getúlio Vargas. O nome mais votado foi o XEM XEM, justificado por ser o nome de uma grande riqueza (mata do xem xem) que temos a comunidade que precisa ser valorizada e preservada por todos/as. Também fizemos a escolha da cor e do desenho que constaria na nota.

Na verdade, a expectativa do grupo é que fosse implantado um banco comunitário no bairro. Sabemos que esta ação é para o futuro, mas no momento pensamos que seria possível vivenciar alguma atividade com a comunidade nesta perspectiva, daí surgiu à idéia da feira.

Como seria nossa primeira experiência e devido ao tempo que tínhamos para organização do evento sabíamos das nossas limitações. Começamos a arrecadar objetos e roupas com os membros da equipe. Um dia antes (sexta-feira) fomos à comunidade de casa em casa falar da feira, mostrar a moeda social (XEM XEM), convidar e mobilizar a comunidade para o evento e na arrecadação de objetos e roupas para a Feira. As roupas e objetos arrecadados antecipadamente foram avaliados e etiquetados. No dia da Feira tínhamos uma banca para o recebimento (troca de objetos pela moeda social) e as demais bancas para as trocas solidárias.

O evento aconteceu no dia 25 de julho de 2009 (sábado), iniciando às 14:30 com término às 16:30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário