sábado, 23 de janeiro de 2010

Socialização da visita ao Banco Palmas com os moradores da Comunidade Aratu




No processo de formação com os líderes de opinião conversamos sobre a organização econômica atual da nossa sociedade (Sistema Capitalista). Essa discussão foi necessária já que precisávamos trabalhar as representações sociais que o grupo de líderes tinha da sua comunidade e de seus moradores.

As falas eram sempre no sentido de culpar os moradores sobre os problemas identificados na comunidade. Gostaríamos de refletir sobre o individualismo como um valor exaltado na sociedade capitalista. Disso veio à discussão sobre a economia solidária como uma alternativa diante o modelo que temos hoje.


Refletimos que seria muito importante para o grupo intercambiar com uma experiência exitosa na área de economia solidária. Daí surgiu à idéia de visitar a experiência do Banco Palmas. Essa visita foi um divisor de água para equipe já que levantou a auto-estima, deu unidade ao grupo e estes foram agentes de multiplicação contagiando os demais que não foram.

Neste processo formativo, identificar os principais problemas da comunidade e suas razões ajudou na compreensão de como o grupo percebe sua comunidade associando a momentos de reflexão sobre a sua realidade, avaliar o que já tem sido feito. 
 
A empolgação foi tanta que o grupo se motivou a repassar para a comunidade o que tinham visto no Banco Palmas. Queriam socilaizar com todos o que tinham visto no Conjunto Palmeiras.  
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário