quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A formação dos líderes de opinião como estratégia de mudança das representações sociais da comunidade

No desenvolvimento do processo percebemos que seria importante modificar as representações sociais que o grupo de líderes de opinião tinham da sua comunidade: visão muito negativa da comunidade e de seus moradores como únicos responsáveis por aquela situação de pobreza e miséria. Exemplo: o problema do lixo é da comunidade que não tem consciência e jogam lixo na rua e na beira da mata.



Neste sentido percebemos que foi importante desenvolver momentos formativos com a equipe. Optamos por trabalhar a organização política da sociedade em que vivemos fazendo a relação dos nossos problemas com a questão econômica. Para tanto fizemos um mapeamento das atividades econômicas presentes na comunidade. Como as pessoas sobrevivem? E mais uma vez os jovens aparecem como grupo vulnerável.


Realizamos rodas de diálogo sobre a organização econômica atual da nossa sociedade (Sistema Capitalista) isso se deu devido à exaltação do individualismo como resultado de muitas ações da comunidade. Gostaríamos de refletir sobre o individualismo como um valor exaltado na sociedade capitalista. Disso veio à discussão sobre a economia solidária como uma alternativa diante o modelo que temos hoje.


Refletimos que seria muito importante para o grupo intercambiar com uma experiência exitosa na área de economia solidária. Daí surgiu à idéia de visitar a experiência do Banco Palmas. Essa visita foi um divisor de água para equipe já que levantou a auto-estima, deu unidade ao grupo e estes foram agentes de multiplicação contagiando os demais que não foram.


Neste processo formativo, identificar os principais problemas da comunidade e suas razões ajudou na compreensão de como o grupo percebe sua comunidade associando a momentos de reflexão sobre a sua realidade, avaliar o que já tem sido feito e pensar junto com a comunidade quais desses projetos deram certo e quais não, quais as razões do êxito ou fracasso e quais as lições aprendidas.


Neste sentido, ao trabalhar essas indagações com o grupo, os mesmos não souberam dizer ou desconheciam se havia acontecido alguma ação naquela área. Constatamos que realmente a área (principalmente as duas ocupações) além de serem recentes, é carente de iniciativas tanto do poder público como de instituições privadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário