domingo, 24 de janeiro de 2010

14º Passo - Elenco das pessoas contatadas durante o processo

a) Lista das pessoas envolvidas neste processo preenchendo a tabela abaixo.




b) Escolha três pessoas da comunidade com as quais tenha estabelecido vinculo durante este processo e faça uma LINHA DE TEMPO, colocando pelo menos 03 discursos e uma apreciação da equipe em relação a mudanças de olhares. Por exemplo: o ponto de partida pode ser a resposta que receberam de Dona Maria quando foi convidada a participar da primeira reunião. Outro ponto pode ser a fala de Dona Maria quando pronunciou qual era o problema principal no bairro e assim sucessivamente com pelo menos 3 pessoas.



Apreciação: Ceiça chegou ao grupo com muitas expectativas, mas sem entender muito bem o que estávamos propondo. No início sua participação não foi muito assídua. Quando começamos a discutir a questão da economia solidária, se mostrou mais segura e mais participativa, pois no Grupo Mulheres Criativas já tinha vivenciado formações sobre esse tema. Ficou muito satisfeita em ter sido convidada para participar do intercâmbio do Banco Palmas, por motivos pessoais de doença na família não aceitou o convite. Contribui muito na organização das Feiras e hoje é uma peça fundamental no processo.



Apreciação: Dona Maria Moreira foi indicada como líder pela comunidade. Chegou ao grupo com muitas expectativas, mas sem entender muito bem o que estávamos propondo. No início sua participação não foi muito assídua. Depois da formação com a equipe CBT em maio passou muito dias sem participar do processo, tinha viajado para o interior. Quando começamos a discutir a questão do capitalismo e economia solidária, se mostrou mais segura e mais participativa. Na verdade, surpreendeu a todos com suas colocações, tem dificuldade de expressar suas idéias. Ficou muito satisfeita em ter sido convidada para participar do intercâmbio do Banco Palmas, voltou encantada com a experiência e muito empolgada, sonha em termos um Banco Comunitário aqui no Bairro.



Apreciação: Seu Chicão foi indicado como líder pela comunidade. Chegou ao grupo com muita desconfiança quanto aos objetivos desta ação. Está no processo e tem uma boa participação desde o início. Tínhamos muito interesse que participasse do intercâmbio com o Banco Palmas, mas não aceitou o convite. No grupo tem idéias muito absolutas e dificuldade de entender a natureza política do que estamos fazendo. Depois da realização da 1ª Feira Solidária empolgou-se bastante, pois compreendeu que foi algo muito bom feito na comunidade. Tem uma compreensão muito fechada da ação em REDE, avalia que as únicas atividades feitas em REDE foram as duas Feiras. Não se identifica no grupo como Jurista Popular, mas como agente de saúde da área.



Apreciação: No início do processo Sérgio era muito irredutível nas colocações que fazia sobre a comunidade. Exemplo: ao discutirmos sobre o problema do lixo dizia que o problema era unicamente a falta de educação e consciência da comunidade. Que muita gente do ARATU estava ali por que queria, que na verdade tinham casa em outro lugar, enfim, tinha uma representação social muito negativa da comunidade. Quando começamos a discutir a relação situação econômica versus problemas da comunidade, capitalismo e economia solidária como outra forma de organização econômica da comunidade sua cabeça deu um nó (ele usou essa expressão em uma das reuniões). Hoje, Sérgio é uma peça fundamental no grupo, suas representações sociais com relação à comunidade mudaram. Tem um espírito de liderança incrível, uma compreensão madura do processo.

Como estamos (Equipe SIDIES) neste processo?

Orientações:


Expresse de forma criativa (por meio de poesia, música, desenho, vídeo, etc) como cada um de vocês se sentiu realizando esse processo de formação na ação.




 






















Poesia sobre o Projeto que estamos elaborando (Expressão de Sérgio)



Provindo de um sonho coletivo nasceu


Como um bebê ainda engateia


Mas como toda criança


Em pé fica para se equilibrar


E, logo, logo a andar começará


Como no seio de uma família criado com amor, trabalho dará


Mas com a força e união de todos aprenderá


Em nome da solidariedade aos outros ajudar


Música de Chico César – A primeira vista (Expressão de Patrícia)


Quando não tinha nada, eu quis


Quando tudo era ausência, esperei


Quando tive frio, tremi


Quando tive coragem, liguei...


Quando chegou carta, abri


Quando ouvi Prince, dancei


Quando o olho brilhou, entendi


Quando criei asas, voei...


Quando me chamou, eu vim


Quando dei por mim, tava aqui


Quando lhe achei, me perdi


Quando vi você, me apaixonei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário