quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

5º Passo - Análise dos fracassos

Este passo é fundamental para levar os líderes de opinião tomarem conhecimento do número de ações realizadas e que fracassaram, quais são os elementos comuns que as fizeram fracassar e qual é a sua previsão em relação a uma nova proposta de trabalho sobre o tema. Pode fracassar também?


Às vezes não nos damos conta, mas persistimos nas mesmas coisas, mesmo sabendo que não funcionarão. Por exemplo: os projetos de prevenção de drogas sem continuidade não incidem na transformação do problema, no entanto, apontam para propostas, que não impliquem em processos.

a) Peça para os líderes de opinião mencionem projetos que foram realizados na comunidade e que eles gostaram muito. Qual foi a razão para ter sido um sucesso?


b) Pede-se aos líderes de opinião que mencionem, pelo menos, três projetos anteriores realizados na comunidade e que tenham fracassado.

c) Pede-se também que expliquem as razões (segundo sua opinião) dos fracassos. Pede-se que manifestem sua percepção de fracasso. Por que eles acham que fracassaram e a quem eles responsabilizam por esse fracasso.

d) Pede-se também que façam um prognóstico sobre o sucesso/fracasso das ações, que eles pretendem realizar na comunidade.

- Quais projetos tem fracassado na comunidade?

- Porque você acha que fracassaram?

- Quem foi responsável por isso?

Preencha a tabela com sua equipe, pense, reflita e preencha as seguintes tabelas.





e) É o momento de pensar em quais projetos, programas ou atividades foram realizadas na comunidade durante os últimos cinco anos, quais podem estar ainda acontecendo ou já tenham acabado. Podem ser realizados por organizações públicas ou privadas ou por pessoas físicas ou grupos organizados.


Ato continuado: pensar junto com a comunidade quais desses projetos deram certo e quais não, quais as razoes do êxito ou fracasso e quais as lições aprendidas. Analisar as informações e colocá-las na seguinte tabela:

Os dados coletados junto a comunidade com relação aos projetos e ações já desenvolvidos também podem ser sistemaizados nesta tabela para melhor análise.



É importante que nesta etapa a equipe SIDIES se reuna para analisar as informações coletadas na comunidade e façam uma avaliação, segundo as informações já coletadas, de todo material. Se necessário, podem redimensionar a área de atuação.

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