quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A comunidade hoje

2) Faca uma pesquisa no bairro, aproveite os dados que já coletou todo esse tempo de trabalho, visite a Prefeitura, os postos de saúde, a assistência social de seu bairro e aproveite todos os recursos que possam lhe oferecer dados.

Faça uma nova historia indicando dados tais como: número de famílias aproximadas no bairro, áreas de ocupação das pessoas, número aproximado de crianças, jovens e pessoas da terceira idade, que atividades as pessoas realizam, qual é o tamanho das famílias, quais são as doenças mais comuns, que coisas as pessoas gostam de fazer, o que as pessoas fazem durante o final de semana e outras informações que considerem importantes.

Não se esqueçam de colocar quais tem sido as mudanças mais significativas que teve a comunidade nos últimos três anos. Depois que escreveu a historia, explique num parágrafo como coletou a informação.


O MUTIRÃO DE HOJE


Ao longo dos anos muitos loteamentos foram se formando na parte leste do Conjunto Mario Andreazza, dentre eles, o Centro Comercial Norte. Este loteamento se diferencia pelo traçado regular das ruas, por apresentar maior extensão territorial e uma baixa densidade populacional.


No contexto geral, os serviços básicos ainda continuam precários e embora tenha ocorrido um crescimento populacional intenso, as mudanças estruturais não vêm acompanhando as necessidades reais da população.


Hoje o loteamento conta com um Ginásio de Esportes, uma unidade do Programa Saúde da Família, uma escola municipal que oferece educação infantil e ensino fundamental (devido à crescente demanda 50% dos/as alunos/as são atendidos em um anexo localizado na parte central do loteamento), oferta precária de transporte coletivo e uma associação comunitária. Essa área conta também com duas ocupações (Comunidade ARATU e Comunidade Nova Esperança).


Na comunidade ARATU, segundo relato das Mulheres da Comunidade Mãe de Misericórdia, antigamente havia um terreno baldio com uma casa, essa área era conhecida como Granja Aratu de propriedade de um professor. Depois a prefeitura construiu outras casas para ajudar famílias desabrigadas. Esse fato incentivou a ocupação da área por outras famílias. Desta forma, em abril de 2004 um grupo de pessoas provenientes do Mário Andreazza e que passava por problemas de moradia, resolveu ocupar esse espaço. Não se sabe ao certo, a origem do nome dessa ocupação.


Após esses meses de diagnóstico, avaliamos ser necessário delimitar ainda mais a área de atuação. Neste sentido, vários motivos, nos levam a focar as ações do projeto na Comunidade ARATU:


 Os dois juristas populares têm atuação na área;


 O agente de saúde que acompanha essas famílias faz parte do grupo de líderes;


 A comunidade possui um espaço comunitário que está fechado (estamos articulando a reabertura desse espaço);


 O diretor do ginásio de esportes faz parte do grupo de líderes.


Recuperar a história da comunidade, contada por seus atores.

- Forma de organização ou função

- Fundadores

- Situação sociopolítico na época da fundação

- Acontecimentos mais relevantes

Técnicas para coletar a história da comunidade: contos, escritos, concursos, atividades culturais. É importante que esse levantamento seja feito de forma agradável, com o propósito de sensibilizar e integrar a comunidade.

Sugestão – “Encontro da memória” com as pessoas mais idosas da comunidade para que falem como surgiu a comunidade, como era sua vida antes, quais tem sido as mudanças mais significativas. Entrevista com alguns deles. Registrar os dados coletados e fazer um desenho do que mais chamou a sua atenção nos relatos expressados pelos habitantes mais antigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário