domingo, 24 de janeiro de 2010

Vamos mergulhar na história da comunidade?

a) Pegue a história da sua comunidade já realizada e coloque neste ponto. Descobriram mais dados da historia da comunidade desde a primeira vez que pesquisaram? Complete a história!



ORIGENS DO MUTIRÃO


O tempo era a década de 80; o lugar era o estado da Paraíba; o problema era um grande número de famílias carentes, desabrigadas, provenientes de favelas da grande João Pessoa castigadas pelas chuvas, que precisavam de moradia; o acontecido era a doação de terrenos pelo governo do estado às famílias a fim de “resolver” essa situação.


As famílias tinham um sonho: a casa própria; o governo tinha, naquela situação, uma boa oportunidade de desenvolver políticas assistencialistas e populistas e se promover à custa das necessidades da população mais carente. O terreno a ser doado era uma extensa área localizada na parte oeste do município de Bayeux, longe de tudo... Era essa a promessa de tempos melhores para os futuros moradores. Um local que também serviria de depósito, para onde seriam destinadas famílias inteiras.


Veio à assistência social cadastrou todo mundo e o estabelecido era que as pessoas trabalhariam com horas computadas, cada família teria que completar 780 horas para ter direito a participar do sorteio das casas construídas, trabalhando em regime de MUTIRÃO.


Faltou um planejamento mais sistemático por parte do poder público, com o passar dos anos houve um crescimento populacional intenso na área que agora é conhecida como A CIDADE MARIO ANDREAZZA.


No contexto geral, os serviços básicos ainda continuam precários e embora tenha ocorrido um crescimento populacional intenso, as mudanças estruturais não vêm acompanhando as necessidades reais da população. Essa área conta também com duas ocupações (Comunidade ARATU e Comunidade Nova Esperança).


b) Faça um resumo, o mais completo possível com as características mais importantes da população de sua comunidade. Utilize os dados pesquisados anteriormente e complete com novos. Especifique as fontes de onde tirou os dados.


DADOS IMPORTANTES – COMUNIDADE ARATU

Número de Famílias – 67;

Número de pessoas por família (média) - 3,8;

52 casas de tijolos;

14 casas de taipa;

01 casa de madeira (material reciclável);

15 famílias não têm destinação para fezes e urinas;

Das famílias mapeadas, 20 moram em residências que possuem de 01 a 02 cômodos;

Das pessoas cadastradas (15 anos acima), 19 não são alfabetizadas (sendo 08 mulheres e 11 homens);

Das famílias cadastradas, apenas 10 declararam participar de algum grupo comunitário.


INFORMAÇÕES COLETADAS COM OS MORADORES DA COMUNIDADE










COMO COLETARAM AS INFORMAÇÕES?


As informações foram coletadas através de: entrevistas com moradores da área, conversas com idosos que residem na área, conversa com o grupo de mulheres da Comunidade Mãe de Misericórdia, conversa com os agentes de saúde da área, Juristas Populares que atuam na área, grupo de líderes de opinião, textos sobre a história do bairro, coleta de dados na Unidade do Programa Saúde da Família que atende o Comercial Norte, fichas de cadastro das famílias que residem na comunidade ARATU e pesquisas na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário