quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A rede de atores sociais em ação II

O trabalho dos Juristas Populares



Geysy Severo
Ozineide Silva





Os Juristas Populares são líderes comunitários que recebem capacitações jurídicas para desenvolverem as leis nas comunidades, a formação Juristas Populares é um programa desenvolvido pela Fundação Margarida Maria Alves e em nosso Estado estão localizados nas cidades de João Pessoa, Bayeux e em Santa Rita que esta dividida em dois núcleos: Santa Rita e Forte Velho. Cada Jurista Popular recebe formação durante um ano, sempre facilitada por advogados, promotores e juízes, os quais são chamados de “Instrutores da Cidadania”.


Aqui em Bayeux eles fazem um trabalho relacionado ao meio ambiente, pois aqui no município existe uma reserva de Mata Atlântica e os Juristas desenvolvem um trabalho nas comunidades do Mariz e do Aratu localizadas próximas a Mata do Xem-Xem. O trabalho tem como foco a conscientização a respeito do lixo que é uma grande problemática nessas comunidades.


Evento de Capacitação


No último dia 19 de julho foi realizado o Encontro Municipal dos Juristas Populares na escola Maria do Carmo localizada no bairro Mario Andreazza. Lá eles discutiram sobre as mudanças climáticas e sobre o lixo. Seu Francisco Vieira, Jurista Popular morador do bairro, nos contou um pouco do Encontro: ''Foi muito bom, pela manhã fizemos uma caminhada até a mata do Xem-Xem onde fizemos um plantio de 65 mudas, fizemos um monitoramento das espécies encontradas, em seguida voltamos para a escola e iniciamos um debate com a presença da Geógrafa da UFPB Heven, Socorro Fernandes presidente da APAN e Dr. João Batista Vasconcelos Juiz de Direito, entres outros líderes comunitários e ONG´s convidadas.


Aqui na Paraíba existem 200 Juristas Populares Formados atuando nas suas comunidades, seu Francisco diz que se sente muito gratificado em fazer esse trabalho, pois ele faz isso para tentar melhorar a natureza. Qualquer pessoa que atue na comunidade pode ser um Jurista Popular, é só ter o desejo de mudar a sua vida e a vida da comunidade.

Jornal Giramundo - Edição nº 13/ 2009-Pág.04
 








Grupo de Mulheres Jardim da Sagrada Família faz a diferença na sua comunidade


Letícia Lima
Maurício Gomes







Em Setembro de 2003, foi inaugurado o Grupo de Mulheres “Jardim da Sagrada Família”, que tem como objetivo reunir mulheres da comunidade para se conhecerem melhor, ajudarem-se umas as outras e trocarem experiências.


O “Jardim da Sagrada Família” tem como animadora a senhora Maria Moreira da Silva que diz: “O grupo no momento conta com 10 pessoas e, para participar basta ter boa vontade e disponibilidade, é só procurar umas das participantes comunicando que quer participar, este grupo tem muita importância na comunidade, tendo o compromisso de reunir- se todas as segundas.”



Umas das principais atividades deste grupo é o trabalho artesanal, onde elas confeccionam alguns materiais como pinturas em pano de prato, crochê, entre outros. A dona Geilza Gomes uma das participantes afirmou: “Quando entrei, não sabia nem pegar no pincel, mas fui me aperfeiçoando e já faço pinturas em pano de prato no qual uso no dia-a-dia, entre outras”.



Sabemos que qualquer trabalho social é importante para comunidade, queríamos lembrar que na Comunidade Aratu existe um grupo de Mulheres como este que está sem funcionar. Reforçamos que um trabalho deste traz uma valorização a comunidade, favorecendo psicologicamente, organizacionalmente, financeiramente. Aproveitamos para fazer o convite as mulheres da Comunidade Aratu de reabrirem o Grupo de Mulheres Jardim da Esperança para a melhoria da Comunidade.

Jornal Giramundo - Edição nº 13/ 2009-Pág.02

Nenhum comentário:

Postar um comentário