domingo, 24 de janeiro de 2010

Avaliação da rede social identificando os laços fortes e os laços débeis que precisam ser fortalecidos

"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar,
de invejar sua coragem de anunciar e denunciar.
Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha
pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora,
se atrelarem a um passado de exploração e de rotina."
(Paulo Freire)

a) Análise os desenhos anteriores sobre a rede social do projeto e desenhe a rede atual seguindo os mesmos parâmetros da anterior.

b) Análise juntamente com a equipe de líderes os avanços dessa construção e estabeleçam estratégias de mobilização para aqueles atores do bairro que ainda não foram mobilizados.

c) Descreva em alguns parágrafos como foi o processo de construção em rede. Como são as relações atuais? O que fazem para criar e manter a rede? Quais oportunidades aparecem? Quais dificuldades?

d) Preencha o seguinte quadro de parcerias:







 Gráfico das relações das entidades que hoje estão envolvidas na ação – Comunidade ARATU.


Observações:

 Sérgio na verdade estaria representando o ginásio, esta tarjeta seria para o próximo desenho onde representamos as relações entre os atores e líderes envolvidos;

 Lembramos também que nesta reunião tínhamos muitas pessoas que estavam participando pela primeira vez. Exemplo: A Academia TE GUK estava sendo representada por dois adolescentes e eles fizeram suas setas a partir do seu conhecimento;

 O papel madeira não proporciona uma nítida distinção das cores. Nem todas as pessoas registraram suas setas. Avaliamos que a forma como a dinâmica foi conduzida não contribuiu para o resultado esperado.

Usamos a seguinte legenda: SETA PRETA – laço forte, SETA VERDE – laço débil e SETA VERMELHA – não tem laço.



Gráfico das relações entre os atores e líderes envolvidos na ação – Comunidade ARATU. (Vale as mesmas observações já mencionadas anteriormente)


Usamos a seguinte legenda: SETA PRETA – laço forte, SETA VERDE – laço débil e SETA VERMELHA – não tem laço.



Descreva em alguns parágrafos como foi o processo de construção em rede. Como são as relações atuais? O que fazem para criar e manter a rede? Quais oportunidades aparecem? Quais dificuldades?


Acreditamos que ao longo desses 04 meses de trabalho tivemos um grande amadurecimento da equipe, atores e líderes que estão participando deste processo. Temos um grupo envolvido e com muita vontade de fazer as coisas acontecerem.

Acreditamos que a visita ao Banco Palmas foi um grande divisor de águas no encaminhamento das ações. A equipe e os líderes que foram a Fortaleza voltaram encantados com a experiência e esse sentimento foi contagiando os demais, depois do intercâmbio o grupo ficou mais unido e forte.

Outra estratégia é que sempre estamos convidando pessoas e grupos a comporem o conjunto, esse compromisso é de todos/as. A realização da 1ª Feira Solidária também contribuiu bastante para o envolvimento de todos, sendo a primeira ação feita e pensada em conjunto onde todos contribuíram de alguma forma, segundo suas habilidades e qualidades. A realização das ações em conjunto fortalece os laços.

Destacamos também como elemento fortalecedor o processo formativo que estamos vivenciando durante a ação. Estamos contribuindo com a comunidade, mas também estamos fortalecendo a formação dos atores sociais envolvidos e isso repercutirá na atuação em seus grupos/instituições.

Por fim destacamos o cuidado com a comunicação e mobilização dos atores e líderes. Neste sentido temos Cleice que faz isso muito bem e agora Sérgio que vem contribuindo de forma significativa com todo o processo. Essa mobilização é fundamental para efetivação e fortalecimento dos laços. Usamos como estratégia o envio de mensagens pelo celular (a maioria usa OI e nesta operadora o envio de torpedos pela internet é gratuito) e as visitas domiciliares. Cada um do grupo também tem o compromisso de cuidar da comunicação e do repasse de informações.

OPORTUNIDADES

- Envolvimento e articulação com igrejas evangélicas da comunidade e participação de membros na equipe contribuindo com o planejamento e desenvolvimento das ações;

- Envolvimento e articulação com grupos de mulheres (Sagrada Família, Mulheres Criativas e Jardim da Esperança) da comunidade favorecendo a reabertura do espaço fechado na comunidade ARATU e utilização do espaço físico da Capela Sagrada Família;

- Envolvimento e articulação com grupos de adolescentes e jovens (Escoteiros, Desbravadores, Academia TE GUK, Alunos/as da Professora Gorete – Escola Municipal Maria do Carmo) no planejamento e desenvolvimento das ações;

- Pessoas responsáveis pelo ginásio de esportes participando ativamente da equipe, planejamento e desenvolvimento das atividades.

DESAFIOS – ENVOLVER REPRESENTANTES DOS SEGUINTES ÓRGÃOS OU ENTIDADES MAIS PRÓXIMOS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

1. Escola Municipal de Ensino Fundamental João Jacinto Dantas

2. Programa Bolsa Família

3. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

4. Secretaria Municipal de Saúde

5. Secretaria Municipal de Educação

6. Secretaria Municipal de Ação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário