quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Rede de atores sociais em ação

Anda!



Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Bem que tá na hora de arrumar...
Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...


(Sal da Terra - Beto Guedes)


ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PROCESSO


Orientações:


Para desenhar as atividades pedimos-lhes que realize um esquema tipo “árvore genealógica” seguindo os passos:


a) Identificar as três principais atividades realizadas no decorrer do diagnóstico;


b) Colocar cada atividade num círculo na base da arvore;


c) Pensar em TODAS as outras atividades realizadas durante o diagnóstico;


d) Identificar quais das três atividades identificadas como mais importante deu origem a cada uma das outras atividades realizadas, e assim sucessivamente conectar cada atividade com a que lhe deu origem.


e) Fazer círculos com as setas correspondentes.


Explicar num breve parágrafo os objetivos das três atividades identificadas como as mais importantes e explicar qual é a relação entre as três.




1ª) Roda de Diálogo e Formação com Grupo de Líderes (06 encontros realizados)





Segundo nossa compreensão as Rodas de Diálogo e Formação com o grupo de líderes têm sido fundamentais para as atividades realizadas e sistematização do projeto (como mostra o diagrama abaixo). É neste momento que nos encontramos, nos confraternizamos e socializamos o que estamos fazendo em nossas Instituições/Grupos e comunidade. A mobilização para os encontros é feita através de contatos pessoais e via telefone celular (mensagens enviadas pela internet), a mobilização e articulação para os encontros são feitas pela educadora Cleice.


No decorrer dos encontros percebemos como era importante trabalhar a formação política do grupo, trabalhando a relação entre os problemas identificados na comunidade e a questão econômica do bairro. No decorrer do processo a companheira Luciene (diretoria do Centro Dom Hélder Câmara) passou a compor a equipe contribuindo de forma significativa com essa formação. Esses momentos também têm propiciado um conhecimento mais aprofundado do grupo e das potencialidades e habilidades de cada um.


2ª) Inscrição de jovens da comunidade em uma seleção feita pelo SENAC (Curso de qualificação Profissional) - 30 jovens inscritos – 29/05/09




O Ministério do Turismo em uma ação conjunta com a Associação Brasileira de Hotéis, estarão promovendo cursos de qualificação profissional (260 h) para jovens de 16 a 26 anos. Participarão dessa seleção, jovens da grande João Pessoa, conseguimos que o Centro Dom Hélder Câmara fosse um dos pólos de inscrição e divulgamos esse evento com todos os parceiros envolvidos no Projeto (Grupo Desbravadores, Grupo de Escoteiros, Escola Municipal Maria do Carmo, Associação Comunitária do Centro Comercial Norte, Juristas Populares, Agentes de Saúde, Grupo Mulheres Criativas, Grupo de Mulheres da Comunidade Mãe de Misericórdia). A ação foi realizada no dia 29/05/09 e foi importante no sentido de ser uma ação concreta que envolvia o público jovem.

3ª) Ação de Mobilização – Meio Ambiente (Juristas Populares, Grupo de Escoteiros, Jornal Giramundo, Associação Comunitária e Escola Maria do Carmo) – 07/06/09
 




Esta ação foi importante pelo número de parceiros mobilizados, e por enfocar um tema marcante na comunidade: o problema do lixo. A realização desse evento (matéria) compõe a edição nº 12 do Jornal Giramundo elaborado por adolescentes do Centro Dom Hélder Câmara. O informativo foi distribuído na festa de São João realizada no Centro de Convivência para 3ª Idade no dia 19/06/09 e também será distribuído na comunidade.


Desta ação também planejamos, junto ao educador que acompanha o grupo de comunicadores, que toda pauta da próxima edição do informativo enfocará as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Projeto e que o mesmo será distribuído com a população residente na área como forma de valorizar a auto-estima dos moradores e as ações positivas que vem acontecendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário