"Não é no silêncio que os homens se fazem,
mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
(Paulo Freire)
Os mitos cumprem um papel importante na contenção de certos processos ou situações da comunidade. Conseguir transformar certos mitos e rituais ajudará com as mudanças que queremos produzir na comunidade.
mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
(Paulo Freire)
Os mitos cumprem um papel importante na contenção de certos processos ou situações da comunidade. Conseguir transformar certos mitos e rituais ajudará com as mudanças que queremos produzir na comunidade.
a) Quais mitos e ritos têm sido identificados?
• Os moradores são muito desconfiados, acham que todos que se aproximam estão querendo algo em troca, estão querendo se aproveitar de alguma forma. Alguns líderes e atores sociais também tinham essa desconfiança no início do processo por não se saber exatamente o que todo esse movimento ia gerar;
• Algumas pessoas que compõem as associações de moradores existentes no bairro não lutam pelo bem coletivo, mas a favor de seus próprios interesses;
• A idéia de que a solução para todos os problemas da comunidade está em aceitar Jesus como salvador;
• A idéia que a ação iria ser voltada para os “drogados”;
• “A comunidade não tem consciência jogam lixo na rua”;
• “Estão na invasão para tirar vantagem, muitos já tem uma casa em outro lugar.”
b) Em que favorecem ou dificultam os processos?
- Dificultou a identificação e aproximação com os adolescentes e jovens da comunidade;
- A idéia de que o líder é uma pessoa idosa e que trabalha na igreja, dificultou a identificação de líderes do grupo de adolescentes e jovens da comunidade;
- Como a comunidade é muito desconfiada quanto à intenção das ações, ajudou o fato do Centro Dom Hélder ser uma instituição de atuação já consolidada no bairro, pois isso deu credibilidade nas primeiras aproximações;
- Essa atitude, por parte de alguns membros das associações de bairro, dificulta a aproximação e o envolvimento dessas instituições no processo.
- Uma das dificuldades é como trabalhar todos esses aspectos com uma metodologia que seja acessível à compreensão do grupo e proporcione o crescimento e envolvimento de todos/as.
Como as coisas acontecem na comunidade ARATU...
Na comunidade a comunicação acontece através da “fofoca”, maneira mais eficaz de uma notícia se espalhar.
Na comunidade ARATU, as pessoas (principalmente os homens) tem o costume de toda noite pegar o tamborete sentar na porta de casa junto com um grupo de vizinhos para “COMPRAR RUA E VENDER RUA” (falar da vida alheia).
As mulheres tem um costume de no final da tarde aguar os terreiros.
Na comunidade ARATU as músicas evangélicas são as mais escutadas. “Entra na minha casa, entra na minha vida..” (Padre Fábio de Melo)
Quando tem Vigília na Igreja Evangélica a comunidade participa.
A diversão é beber e fazer festa no quintal de casa.
Também se escuta muito músicas bregas: Forró de Zezo (Príncipe dos Teclados) e Lairton e seus teclados.
O forró eletrônico também está na parada do sucesso.
Na comunidade tem muito boato sobre o Vale do Amanhecer (Centro Espírita) , sobre o que acontece por lá. Ninguém sabe ao certo o que acontece mais todo mundo tem uma história para contar desse local.
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