quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Curso de formação com líderes de opinião

CENTRO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO EM TRATAMENTO COMUNITÁRIO 



A formação foi dividida em 03 momentos onde foram enfocados os seguintes temas (os textos de apoio seguem em anexo):

1º Momento

Tema: REDES

Objetivo:

• Aprofundar o tema REDES combinando aspectos teóricos e práticos, mostrando o caráter essencial que elas têm no momento de realizar um trabalho de tratamento com base comunitária e formar uma comunidade local de prevenção.

Facilitadora: Karina Fortete (Centro Brasileiro de Tratamento Comunitário)

2º Momento

Tema: RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Objetivo:

• Discutir conceitos de comunidade, identidade social e conflito na perspectiva de aprofundar o tema RESOLUÇÃO DE CONFLITOS como uma estratégia fundamental no desenvolvimento do trabalho em comunidade.

- Facilitadora: Joana D´arc Salgado Rodrigues (Associação Reciclázaro)

3º Momento

Tema: MÉTODOS E TÉCNICAS INOVADORAS

Objetivo:

• Contribuir com novos modelos inovadores de projetos e ações sociais que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Disseminar novas propostas de trabalho que geram impacto social e conseqüentemente transformação social.

Facilitadora: Patrícia Antoneli (Associação Lua Nova)

4º Momento


Avaliação do encontro



O registro fotográfico das atividades desenvolvidas pode ser acessado no seguinte endereço:

http://picasaweb.google.com.br/cftcbrasil/




AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO - LÍDERES DE OPINIÃO
 

“Muito válido. Principalmente o tema de como trabalhar em rede e o diagnóstico da comunidade. As apostilas também são boas”. (Gorete – Professora da Escola Municipal Maria do Carmo)

“Achei maravilhoso a dinâmica do nariz. Os formadores não têm preconceito”. (Ceiça – Grupo Mulheres Criativas)

“Fico feliz em participar e ver outros caminhos de melhorar a comunidade e ver união, e juntar todo a trabalhar pelo bem comum, pela causa. Achei interessante, pois elas são muito bem preparadas na palestra, tem domínio e é importante para nós enquanto moradores da comunidade para fazermos um trabalho de qualidade.” (Chicão – Jurista Popular e Agente Comunitário de Saúde)


“Foi uma introdução do trabalho em comunidade, falando sobre a metodologia e os princípios sobre o tratamento de como mudar a realidade, buscar alternativa para mudar a comunidade.” (Profissional – Presidente da Associação Comunitária do Centro Comercial Norte)

“Aprendi sobre a rede, a idéia de trabalhar em rede, pois se não houver um compromisso de outras pessoas, não tiver envolvimento vai ficar do jeito que é. Aprendi também que precisamos conhecer a comunidade, ver as coisas boas.” (José Gonçalves – morador do bairro)

“Achei importante as dinâmicas, principalmente a do boneco e cumprimento com as orelhas, tudo me surpreendeu.” (Sérgio – diretor do ginásio)

“O passeio na comunidade foi enriquecedor, ver o que é possível fazer na comunidade.” (Ricardo – Grupo de Escoteiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário