quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Chuva de idéias - Problemas da Comunidade






Após esse levantamento junto aos líderes de opinião é importante que a equipe SIDIES juntamente com o Educador Par se reunam para análise das informações.



Após esse levantamento junto aos líderes de opinião é importante que a equipe SIDIES juntamente com o Educador Par analisem detalhadamente as informações e assim estabeleça um prognóstico da situação. Esse prognóstico é indispensável para embasar as decisões importantes sobre o curso do projeto de intervenção a ser elaborado como também as decisões e ações práticas e emergenciais que compõem o tratamento comunitário.


O sucesso desse prognóstico depende do diagnóstico que está em desenvolvimento, quanto mais completo e verdadeiro for o diagnóstico mais elementos a equipe terá para fazer o prognóstico e encaminhar as ações.

O Tratamento Comunitário fundamenta-se na prática de cinco macros ações ou eixos:


Organização: Conhecimento e organização dos recursos (individuais, grupais, comunitários etc.) em função das necessidades das pessoas, dos objetivos do tratamento etc.

Assistência: dar serviços básicos a pessoas que fazem uso abusivo de drogas gravemente excluídas (refúgio, higiene etc. como indicado em “Ações Típicas de Redução do Dano) contando com sua participação ativa.

Educação: empoderamento a nível individual, grupal, institucional e comunitário por meio de processos educativos formais e não formais (treinamento e formação) finalizados a melhorar a participação na vida social e a qualidade de vida.

Terapia: ações ou processos de cura médica e psicológica que restituam à pessoa, na medida do possível (experiências graves de exclusão podem produzir danos irreversíveis) a um corpo são e uma mente sã.

Trabalho: as pessoas precisam de um trabalho que lhes garanta autonomia econômica; isto tem que se incluir num processo de tratamento. A ausência de uma oportunidade trabalho digna é um elemento essencial de prognóstico negativo num processo de tratamento comunitário ou institucional.

Quatro estratégias são transversais a esses cinco eixo de ação citados acima:

(i) investigação na ação;
(ii) trabalho de redes e de comunidade;
(iii) incidência política;
(iv) treinamento e formação de operadores e de formadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário