segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Release do Projeto - Cidadania e protagonismo na comunidade Aratu

AÇÃO DE CIDADANIA E PROTAGONISMO NA COMUNIDADE ARATU - BAYEUX – PARAÍBA


O Bairro Mario Andreazza (conhecido popularmente como MUTIRÃO), desde a sua fundação, sofre com as diversas faces da violência. Fundado na perspectiva de ser um depósito de famílias que eram desalojadas das áreas nobres da grande João Pessoa, e sem oferta de estrutura mínima de sobrevivência para seus moradores, configura-se como um ambiente de muitos conflitos.

Na comunidade ARATU, ocupação localizada na zona norte do MUTIRÃO, estes problemas também se fazem presentes. São muitas as necessidades. Direitos básicos previstos na Constituição Federal que não acontecem para estes moradores que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Segundo levantamento desenvolvido junto aos moradores e lideranças comunitárias as drogas ilícitas, o alcoolismo, o acumulo de lixo nas ruas, falta de área de lazer, falta de atendimento médico e falta de infraestrutura mínima na comunidade são alguns dos problemas identificados que caracterizam essa comunidade.

Esse contexto de violência trás grandes consequências à identidade da população com o local em que moram sendo comum, os moradores negarem que residem no Mutirão devido à representação social que as pessoas têm dessa localidade comunidade como um lugar violento, perigoso, onde moram muitos bandidos.

Nesse contexto, a proposta de Tratamento Comunitário visa fortalecer as redes e atores sociais na comunidade como agentes e estratégias de intervenção, promovendo a organização e uma melhor qualidade de vida dos moradores, em especial das mulheres, promovendo relações sociais pautadas na cooperação, solidariedade e autonomia.

Todos/as os/as moradores/as da comunidade ARATU serão beneficiados/as, em especial, as mulheres que ali residem, compreendendo o grande potencial das moradoras como agentes de mobilização e liderança neste processo de transformação.

Inicialmente, a proposta tem como metas gerais, ações que visão promover diretamente 03 objetivos do milênio: igualdade entre os sexos e valorização da mulher, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

“As mulheres da comunidade precisam de um espaço de convivência para desabafar, poder partilhar seus sentimentos, pois estamos sempre em casa segurando a barra e os problemas familiares.” (Moradora da Comunidade)



“Temos dificuldade em lidar com os filhos adolescentes e jovens que muitas vezes são ignorantes, não estudam, não tem interesse pela escola.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário